top of page

Fernando Schiavini
Fernando Schiavini / imagem de divulgação

As palestras, baseadas em um livro inédito com o mesmo título, revelarão como funcionam os “Sistemas Tribais”, sem dúvida as formas organizativas mais antigas da humanidade. A obra vai além: ela dá as informações de como formar uma “tribo” presencial e\ou virtualmente, em qualquer parte do mundo, mesmo no meio urbano.

As raízes da humanidade Partindo da “Teoria da Evolução das Espécies” de Charles Darwin, o encontro discorre sobre a origem e evolução dos seres humanos na terra, ligadas intrinsicamente às formas grupais organizativas que, a rigor, alcançariam a fase “primata” da humanidade. Em seguida, analisa o aparecimento de outras formas organizativas centralizadoras de poder, do dinheiro e das religiões, e como esses eventos contribuíram para a formação do capitalismo.

Capitalismo e resistência A consolidação do Sistema Capitalista a partir do declínio do Sistema Feudal na Europa, aliado ao período das grandes navegações e como ele evoluiu, agregando as descobertas científicas, a mídia e a globalização. As tentativas de reação da humanidade ao Sistema Capitalista, como o Comunismo, o Socialismo e o Anarquismo, e os efeitos perversos contemporâneos do sistema. A tentativa de retribalização de parte da humanidade, representada pelo “Movimento Hippie” e as “Comunidades Alternativas” ou “Intencionais”.


O Tribalismo O que é uma “Tribo” e como as tribos evoluíram há milhares de anos, revela as “premissas” dos sistemas tribais, seus pilares, suas características comuns, a Ética e o “Direito Tribal”, partindo do pressuposto que eles são diferenciados entre si e ao mesmo tempo iguais, em seus princípios organizativos milenares.


Como formar uma tribo contemporânea As metodologias “Dragon Dreaming” e “Sociocracia”, revelando como é possível formar e manter organizações tribais utilizando essas ferramentas participativas e de como é possível conciliar um Sistema Tribal com o Sistema Capitalista.

Fernando Schiavini é indigenista e escritor. Atua há mais de 45 anos com povos tribais na Amazônia. É idealizador das “Feiras de Sementes Tradicionais” e co-idealizador da “Aldeia Multiétnica”, uma experiência de vivência tribal na Chapada dos Veadeiros (MT).

bottom of page