top of page
236x236 projetos ceualdeia-multi__tnica)_236x0.jpg

Kyringue Mborai

Kyringue Mborai

imagem: arquivo CEU AUM (Encontro)

Projeto Tangará Mirim de Musicalização

O Centro de Estudos Universais AUM promoveu em 2019, no Teatro Gamaro, em São Paulo, o evento “Kyringue Mbora'i - Cantos Sagrados das Crianças Guarani”, com apresentação de dois grupos do litoral de Santa Catarina, o Nhẽ’ẽ Ambá da aldeia Tekoa Tava'i e o Mbora'i Vy'a da aldeia Tekoa Vy'a, além de um da cidade de Bertioga (SP), o Arandu Mirim, da Aldeia Rio Silveiras.


Pela tradição guarani, as crianças agradecem e celebram a oportunidade de mais um dia vivido, por meio do canto e da dança. É em momentos como esses que se agradece o que se tem de mais precioso, que são as florestas, a água e as estrelas, entre outros recursos naturais. A história nos conta que, no canto das crianças, estão os ensinamentos de Nhanderú etê, que é o Deus Verdadeiro.


Os corais voltaram a ser valorizados nas aldeias como forma de manter a tradição do povo guarani e resgatar a memória e os ensinamentos ancestrais, pois, para esta etnia, o canto das crianças é sagrado. O evento pretende disseminar essa ideia e incentivar a celebrarmos a vida no dia a dia, ressaltando que as crianças são o futuro e, por isso, responsáveis por levar tradições e culturas adiante, independentemente da origem de seu povo.


Nas aldeias, a prática dos cantos acontece ao anoitecer, dentro da casa de reza. O grupos são formados por meninos e meninas de todas as faixas etárias, que cantam e também tocam instrumentos como violão, rabeca, tambor, chocalho e takuapu (instrumento ritualístico das mulheres). As letras das canções revelam a busca do Mbya reko (modo de ser Guarani Mbya) e a caminhada espiritual realizada para alcançar a Terra Sagrada.



O evento “Kyringue Mbora'i - Cantos Sagrados das Crianças Guarani” foi organizado em parceria com a Aldeia Multiétnica (www.aldeiamultietnica.com.br) e com o apoio Teatro Gamaro.



Clique e confira o album de fotos do evento;



bottom of page