236x236 projetos ceualdeia-multi__tnica)_236x0.jpg

Em nome da arte

Em nome da arte

Projeto Tangará Mirim de Musicalização
EM NOME DA ARTE

A indisponibilidade de espaço, encorajamento, ajuda social, familiar e educacional para a comunicação da experiência emocional pode resultar nas pessoas permanecendo silenciosas e contendo sentimentos muitos fortes e primitivos Dessa forma muitos desses sentimentos podem ser descarregados de forma destrutiva para a própria pessoa ou para outros ao seu redor.


Uma sociedade mais saudável é aquela na qual a expressão criativa, a comunicação e a forma eficaz com que as pessoas manejam sua experiência emocional dentro de um espaço seguro e protegido não dever ser privilégio de poucos pensadores da psicologia nem restrito as galerias de arte e teatros. Deverá ser possível para mais pessoas se tornarem capazes de manejar, expressar e comunicar os sentimentos tanto efetivamente como criativamente.





Reconhecendo os limites da linguagem verbal e literal em tal comunicação o ateliê EM NOME DA ARTE oferece a exploração de outras formas de expressão oriundas de diferentes formas de arte. E reconhece a criatividade artística como um fenômeno humano ao invés de ser propriedade de poucos indivíduos talentosos. A musicalidade interior, a capacidade para mover-se, dançar, pintar atuar é reconhecida em todas as pessoas.


  • Dentro desse contexto serão exploradas imagens verbais e não verbais com intuito de: expressar pensamentos, sentimentos e memórias que são indescritíveis em palavras mas que pedem seu reconhecimento ​

  • compreender uma situação ou sentimento de forma mais profunda e ampla

  • possibilitar o indivíduo a encontrar opções mais criativas e positivas para a sua vida ao invés de pensar, sentir e agir de forma auto destrutiva.


Adotando uma visão integrativa ao atender a pessoa a nível físico, cognitivo e emocional e integrando diversas modalidades da arte pretende-se conscientizar o participante que o desenvolvimento de uma relação mais produtiva com o mundo interior através da expressão criativa dos sentimentos, imaginação e sensações poderá levar consequentemente a transformações no mundo exterior e ao crescimento pessoal.

Alexa Leirner Formada em Ciências Sociais e Mestra-Diploma em Integrative Arts Psychotherapy pelo I.A.T.E Institute for Arts in Therapy and Education (Londres). Coordenadora do Curso de Pós Graduação Arte Integrativa (Universidade Anhembi Morumbi )de 2002 a 2014 e do Curso de Extensão Universitária: Identidade Brasileira , manifestação no corpo, mente e espirito (UAM).Docente e supervisora clínica no Curso de Graduação em Naturologia (Universidade Anhembi Morumbi). Atendimento e acompanhamento psicoterapêutico individual e grupal utilizando a arte e técnicas do sandplay (caixa de areia) em instituições no Brasil e exterior tais como: Cambridge Street Day Hospital (Escócia); Woodbury Hospital-Unidade Psiquiátrica Geriátrica (Londres);Imperial College Health Center-Dental Surgery (Londres); Hospital Psiquiátrico do Juqueri (SP);Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP (SP) e Comunidade do Povo da Rua (SP).Desde 2000 até o presente coordenação artística de vários projetos do Centro de Estudos Universais.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.