top of page
236x236 projetos ceualdeia-multi__tnica)_236x0.jpg

Comunidade indígena Tekoá Itanhaen

Comunidade indígena Tekoá Itanhaen

imagem: arquivo CEU AUM (Encontro)

Projeto Tangará Mirim de Musicalização
Implantação de Programa de Segurança Alimentar e Nutricional na Aldeia Guarani


O Programa de Segurança Alimentar e Nutricional implantado na Aldeia Indígena Tekoá Itanhaen, localizada no município de Tijucas, em Santa Catarina, visou ações que contribuíssem ao bem viver da comunidade, partindo do pressuposto de que TEKOÁ = espaço harmônico da aldeia onde é possível viver a cultura Guarani.

As ações garantiram o acesso a alimentos nutritivos e adequados e duraram 2 anos. A iniciativa buscou incentivar a diversificação da dieta, o fortalecimento das práticas sustentáveis de agricultura tradicional Guarani e buscou encontrar estratégias que pudessem preservar a segurança alimentar.

As principais atividades executadas foram a construção de uma cozinha comunitária equipada com fogão de lenha, fogão industrial, geladeira, freezer e demais equipamentos de cozinha; o fornecimento dos alimentos para o preparo dos alimentos por um ano, e o funcionamento da cozinha comunitária durante o ano de projeto após a construção.

Além de possibilitar o acesso aos alimentos, a cozinha comunitária e o refeitório serviram como um espaço de convivência social, onde foram realizadas atividades de resgate da alimentação tradicional guarani.

Também foram executadas ações como a compra de mudas de frutíferas, telas para criação de galinhas e incentivo à agricultura tradicional guarani. 

A abordagem integrada do projeto incluiu a conscientização sobre práticas alimentares saudáveis, o respeito à cultura alimentar tradicional da comunidade e a preservação da cultura. A participação ativa dos membros da comunidade foi incentivada e as ações do projeto foram desenvolvidas de forma participativa, desde a discussão inicial do projeto até sua implantação.

O projeto beneficiou toda a comunidade indígena Guarani, na localidade da Aldeia Tekoá Itanhaen, bairro de Timbé, município de Tijucas, litoral do Estado de Santa Catarina, envolvendo 22 famílias em um total de 105 pessoas, sendo 50 adultos e 55 crianças, no ano de 2006.


Devido à comunidade não possuir sede para a escola de ensino fundamental, passados alguns anos após o encerramento do projeto o refeitório foi transformado em sala de aula e a cozinha continuou funcionando para servir a merenda escolar.




bottom of page