Encontro de Culturas do Mundo 2020

O Encontro de Culturas do Mundo 2020 será realizado de 24 a 26 de janeiro de 2020 em Imbassaí, Bahia. 

Confira a programação: www.culturasdomundo.org.br

Encontro de Culturas do Mundo completa 20 anos e reúne povos indígenas e artistas do Marrocos para shows e vivências na Bahia

imagens: arquivo CEU AUM (Encontro)

São Paulo, novembro de 2019 – De 24 a 26 de janeiro de 2020, o distrito de Imbassaí, no município baiano de Mata de São João, recebe o Encontro de Culturas do Mundo, evento que visa divulgar e celebrar a diversidade cultural em suas diversas formas – desde música e danças até práticas ancestrais corporais e meditativas. O evento tem como destaque as performances de Said Guissi e do grupo Aissawa, da cidade de Fes, no Marrocos, caracterizadas pelo uso simultâneo de instrumentos de sopro e percussão, em um ritmo acompanhado por cânticos e danças que constituem a música sagrada sufi; vivências com as etnias indígenas Kayapó Mebengokre, Pankararu, Potiguara e do Alto Xingu; e práticas de Mindfulness (Atenção Plena), treinamento meditativo que desenvolve a habilidade de centrar a atenção no presente. 

 

“O Encontro de Culturas é uma oportunidade para valorizarmos os saberes e conhecimentos ancestrais e dos povos originários, e enfatizarmos a convivência com a diversidade e o exercício da empatia”, observa Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais AUM, associação sem fins lucrativos realizadora do evento. “Os representantes do Alto Xingu são o melhor exemplo de convivência e tolerância: diferentes etnias, falando diversas línguas e convivendo pacificamente no mesmo território. Esse é um aprendizado que precisamos que ter”, finaliza. O evento é organizado em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Aldeia Multiétnica, projeto que promove trocas e une os povos indígenas para fortalecimento de suas culturas individuais e lutas em comum.

imagens: arquivo CEU AUM (Encontro)

Encontro-CEU-AUM.gif
Projetos cópia.png