top of page
Camada 14.png
Filosofias, cosmologias e transversalidades
Notícias5.png

Filosofias, cosmologias e transversalidades: diálogo entre filosofias orientais e filosofias indígenas

Terceiro seminário: Existencialidade e direito

Local: Aldeia Multiétnica

Data: 21 e 22 de abril de 2023

Promoção: Aldeia Multiétnica, Centro de Estudos Universais e Brasil/China-Unicamp

Coordenação: Antonio Florentino Neto e Juliano Basso


O terceiro encontro da série de seminários “Filosofias, cosmologias e transversalidades: diálogos entre filosofias orientais e filosofias indígenas” ocorrerá na Aldeia Multiétnica nos dias 21 e 22 de abril próximo. A primeira versão destes ocorreu na Aldeia Multiétnica, nos dias 16 e 17 de julho de 2022 e o segundo seminário ocorreu em Campinas, na sede do Grupo de Estudos Brasil China da Unicamp, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022. O quarto encontro da série deverá ocorrer na Unicamp, em Campinas, no mês junho.

O objetivo destes seminários é promover momentos de diálogos entre alguns aspectos das tradições cosmológicas (e por que não dizer filosóficas) indígenas e alguns elementos das filosofias de matrizes orientais, principalmente do hinduísmo, do budismo indiano, do taoísmo, confucionismo e do budismo chinês e japonês. Com plena consciência da envergadura de uma caminhada deste porte, a série de seminários assume a tarefa de apenas dar os primeiros e necessários passos em direção a esse tão promissor diálogo que ainda está por vir, visto que as filosofias indígenas, mesmo que ainda pouco sistematizadas, parecem apresentar muitos pontos de convergências com alguns aspectos das filosofias orientais. Ainda que cada seminário tenha fim em si mesmo, com uma discussão específica, o conjunto dos seminários é principalmente o exercício preparatório para a participação de intelectuais indígenas no IX Colóquio Internacional de Filosofia Oriental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2023 e terá como tema Direitos Humanos em perspectivas não ocidentais.

O estranho termo “filosofia”, que significa em sua origem “amor à sabedoria”, é atribuído aqui às tradições orientais e indígenas, por não ser possível pensar qualquer tradição que tenha estruturado sua cosmologia, que tenha sua mitologia, sua história, que narra a origem de todas as coisa materiais e imateriais, que domine uma linguagem, que domine técnicas de construções, que tenha uma astronomia, que tenha formado seus sábios, sem que esses mesmo sábios não amem a sabedoria, não sejam filósofos.

O terceiro seminário da série tem como tema central Existencialidade e Direito e os trabalhos serão divididos em três núcleos complementares, em três Rodas de Conversa. A primeira Roda de Conversa contará com exposições de importantes pontos das filosofias orientais para a temática do seminário, seguida de debate. A segunda Roda de Conversa segue o mesmo formato, tendo, porém, como tema a questão da presumível universalidade dos Direitos Humanos, pensada a partir da perspectiva indígena. A última Roda de Conversa será um amplo debate sobre proximidades e distâncias entre as filosofias orientais e as filosofias indígenas.

 

Programação

21/04/23

09:00 - Primeira Roda de Conversa: Existencialidade e Comunidade em perspectivas orientais

Expositores: Dilip Loundo e Leandro Durazzo

Debatedores: Lucas Machado, Gersen Baniwa e Edson Kayapo

10h30 - Intervalo

11h00 - Debate aberto

12h30 - Almoço

14h00 - Segunda Roda de Conversa: Direitos humanos em perspectivas indígenas

Expositores: Álvaro de Azevedo Gonzaga e Almires Martins Machado

Debatedores: Fabiane Medina, Antonio Florentino Neto e Amâncio Friaca

15h30 - Intervalo

16h00 - Debate aberto

17h30 – Fim das discussões do primeiro dia

 

22/04/23

 

09h00 - Terceira Roda de Conversa: Filosofias orientais e filosofias indígenas: convergências e divergências

Mediador: Antonio Florentino Neto

Intervenções curtas dos membros do seminário.

10h00 - Debate aberto

12h00 – Almoço

Tarde livre

 

Participantes

Almires Martins Machado - Guarani/Terena, graduado em Direito, mestre em direitos humanos e doutor em Antropologia. Atualmente professor visitante no ICJ/UFPA. e-mail: ateguara@gmail.com


Álvaro de Azevedo Gonzaga - Advogado indígena da etnia Guarani Kaiowá. Professor Livre Docente em Direito na PUC-SP, onde coordena Clínica de Direitos dos Povos Originários. Autor do livro Decolonialismo indígena ed. Matrioska.


Amâncio Friaça - Astrofisico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Pesquisador nas áreas de Astrobiologia, Cosmologia, Evolução da Complexidade no Universo, Ensino de Astronomia, Relações entre Ciência e Sociedade e Transdisciplinaridade. Co-autor dos livros "Trivium e Quadrivium", "Descobrindo o Universo", "O Tempo Presente". Organizador e co-autor do livro “Educação e Transdisciplinaridade III”. Organizador e co-autor do livro “Astronomia: uma visão do Universo”, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti 2001 na categoria “Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática”.


Antonio Florentino Neto - Doutor em filosofia pela Universidade de Berlim, com tese em filosofia chinesa. Editor da Editora PHI. Pesquisador do Brasil/China da Unicamp e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unicamp, área Brasil/China, onde orienta teses de Doutorado sobre a China. e-mail: aneto@unicamp.br Dilip Loundo - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião e Coordenador do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI) da UFJF. É Doutor em Filosofia Indiana pela Mumbai University (Índia), Mestre em Filosofia pela UFRJ. Atua nas áreas de Religiões e Filosofias da Índia, Literatura Sânscrita e Diálogo Intelectual Brasil-Índia. E-mail: loundo@hotmail.com


Edson Kayapó - Doutor pelo programa pós-graduado em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP, mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA).


Fabiane Medina (Yvoty Rendyju) - Ava-Guarani: pessoa guaranítica da região do Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. Doutoranda em Ciência Política Unicamp; Produtora Cultural; Diretora e roteirista de cinema; Fundadora da Rede Nhanduti (2019); Projeto NaIN gestão autonomista (2020-2022); Curadora da exposição Coração na Aldeia, Pés no Mundo (2022); Escritora do livro: Existe feminismo indígena?.   

e-mail: medinafabicruz@gmail.com


Gersem José dos Santos Luciano -  Gersem Baniwa. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.


Leandro Durazzo - Doutor em Antropologia Social e pós-doutorando em Psicologia (UFRN), trabalha com etnologia indígena, territorialidades, ritual e educação. Tem experiência em História das Religiões e Estudos Budistas, sobretudo de tradições chinesas e japonesas.

e-mail: leandrodurazzo@gmail.com


Lucas Machado é professor de história da filosofia pela UFRJ, doutor em filosofia pela USP e atual diretor da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). É também professor colaborador da Casa do Saber e tradutor, tendo traduzido obras de autores como Byung-Chul Han, Markus Gabriel e Dieter Henrich. e-mail: lucasmachado47@gmail.com

 

bottom of page