top of page
Camada 14.png
Encontro de Culturas do Mundo 2020
Arquivo "Encontro" CEU AUM
Notícias5.png

Encontro de Culturas do Mundo 2020

"Somos parte do universo e o universo parte de nós. Somente se estivermos em harmonia com o Princípio Divino, existiremos em equilíbrio num mundo desiquilibrado.” Reshald Feild

07/10/2019


Práticas ancestrais meditativas e corporais, oficinas de dança, fóruns interculturais e apresentações culturais



PROGRAMAÇÃO

PRÁTICAS CORPORAIS E MEDITATIVAS (todas as manhãs)

Paneuritmia, com Maria Eugênia da Rocha Nogueira

Dança circular composta de 28 exercícios que estimulam as células espirituais do corpo para a expansão da consciência individual e coletiva.


* Maria Eugênia - Psicoterapeuta junguiana formada pela PUC/SP e pratica Paneuritmia desde 1993. Estudou com a inglesa Ardella Nathanael e com os búlgaros Maria Ilieva Mitovska e Rumen Bakalov.



Mindfulness (Atenção Plena), com Stephen Little

Treinamento meditativo que desenvolve a habilidade de centrar a atenção no presente. Estimula a concentração para a interpretação de pensamentos, sensações e emoções com equilíbrio, influenciando em reações mais conscientes e responsáveis.


* Stephen Little - Físico e budista ordenado. Formado no método “Breathworks” e em Atenção Plena pelo líder mundial Michael Chaskalson.



Alongamento e toques sutis, com Lygia Caselato

Movimentos, massagens e princípios da medicina tradicional chinesa para o desenvolvimento da consciência corporal, manutenção da saúde e sensação de bem-estar.


* Lygia Caselato - Terapeuta corporal com formação em pilates, yoga e acupuntura. Mestre em filosofia pela USP.



Danças e brincadeiras do Maranhão, com Graça Reis

Vivências em brincadeiras tradicionais e manifestações artísticas da cultura popular maranhense.


* Graça Reis - Cantora, compositora e caixeira do divino, reconhecida por preservar e difundir manifestações e brincadeiras populares da cultura maranhense.



FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (no intervalo no almoço)

Alimentos e produtos tradicionais da região.


VIVÊNCIAS COM POVOS INDÍGENAS (no intervalo no almoço)

Diálogos culturais com as etnias indígenas Kayapó Mebengokré (PA), povos do Alto Xingu (MT), Pankararu (PE) e Potiguara (PB). Danças tradicionais, gastronomia, pintura corporal e exposição de artesanato.



APRESENTAÇÕES MUSICAIS E PALESTRAS

24/01 Palestra "A grande mutação civilizatória”, com José Maria Gomes A transição entre os ciclos astrológicos das grandes conjunções entre Júpiter: passagem de bastão entre gerações, mudança do mindset coletivo do elemento terra (ter) para o elemento ar (ser) e os efeitos que configuram a grande mutação civilizatória.

* José Maria é escritor, coach e conferencista. MetaCoaching pela International Society Neuro-Semantics.


Potiguara (Paraíba) Representantes do povo indígena Potiguara, do litoral norte paraibano, compartilham seus cantos e danças tradicionais.


Obirin - Homenagem às mulheres negras, com Rebeca Tárique

Obirin (mulher em Yorubá) é um projeto de valorização do legado da mulher negra no Brasil através de sua musicalidade. O repertório apresenta músicas populares e é inspirado em representantes femininas consagradas na música afro-brasileira.

* Rebeca Tarique é filha de Oyá. Cantora, historiadora e militante do movimento negro e feminista.


Said Guissi e grupo Aissawa (Marrocos)

Música sagrada Sufi, com instrumentos de sopro e percussão que conduzem ao transe, à cura e à comunhão com o Divino. Composto por 13 integrantes, o grupo pertence à secular fraternidade sufi Aissawa Tariqa.



25/01 Fórum - Diálogos Cósmicos Interculturais Não há um planeta B: a vocação cósmica da terra. Com Amâncio Friaça - Físico e doutor em astronomia. Filosofia Intercultural no século XXI. Com Antonio Florentino Neto - Doutor em filosofia pela Universidade Livre de Berlim, mestre em filosofia, professor da Unicamp.


Said Guissi e Grupo de Música Sufi Aissawa Música sagrada Sufi. Instrumentos de sopro e percussão que conduzem ao transe, à cura e à comunhão com o Divino. Composto por 13 integrantes, o grupo pertence à secular organização Aissawa Tariqa, detentora de uma música fabulosamente rítmica.


Danças e músicas de São Gonçalo (Grupo de Santa Brígida - BA) Devoção origem portuguesa, que hoje é tradicional no interior da Bahia, é uma manifestação do catolicismo popular em homenagem a São Gonçalo do Amarante.


Pankararu

Representantes indígenas da etinia Pankararu, do sertão pernambucano, compartilham seus cantos e danças tradicionais.



26/01

Palestra: A proposta do artista Nicholas Roerich: educação para a Paz através da Cultura Com Raimundo Crispim dos Santos (presidente do Instituto Röerich da Paz e Cultura do Brasil) Nicholas K. Roerich (1874 -1947) foi um artista, arqueólogo, explorador, filósofo e humanista, criou o tratado universal para a preservação de tesouros culturais, científicos e naturais do mundo, que hoje leva o nome de Pacto de Roerich. O documento foi assinado por 21 países das Américas, incluindo o Brasil.


Samba de Roda Evento popular com canções, passos e instrumentos típicos regionais procedentes da cultura afro-brasileira. Ocorre em todo o Estado da Bahia, mas seus primeiros registros e expressões mais simbólicas são do Recôncavo Baiano. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Said Guissi e grupo Aissawa Música sagrada Sufi. Instrumentos de sopro e percussão que conduzem ao transe, à cura e à comunhão com o Divino. Composto por 13 integrantes, o grupo pertence à secular organização Aissawa Tariqa, detentora de uma música fabulosamente rítmica.


Apresentação das etnias Kayapó Mebengokre, povos do Alto Xingu, Pankararu e Potiguara Práticas ancestrais de danças e músicas indígenas, que carregam a cosmologia de cada povo.


Orquestra Jovem do Conservatório de Música de Mata de São João Composta por crianças e adolescentes residentes no bairro Barro Branco, em Imbassaí (BA).


Parentes - Exposição fotográfica e lançamento do livro de Rogerio Ferrari O fotógrafo e antropólogo apresenta um registro sobre a diversidade, permanência e resistência dos povos originários na Bahia.


Exibição do filme “Trance Mission: Bahia - Encounter with a Goddess" (Transe missão: Bahia. Encontro com a divindade), de Peter Culshaw e Vanessa Melo O filme integra um ciclo de registros audiovisuais sobre rituais de transe e música de cura em diferentes partes do mundo. Na Bahia, o tema central é a Festa de Iemanjá, celebrada todo dia 2 de fevereiro. A exibição traz o debate sobre a constante ameaça sobre tradições afro-brasileiras.



Sobre o local do evento

O Espaço Cultural Tangará Mirim está localizado em Imbassaí, no litoral norte da Bahia, a 10 km da Praia do Forte e a 77km de Salvador, cercado pela mata, o rio e a cachoeira. O local foi idealizado para a realização de vivências, retiros, orientações terapêuticas, práticas de yoga, cursos e danças circulares. É um ambiente que congrega a diversidade cultural de manifestações brasileiras e de outros países, com foco na busca pela paz e harmonia. O compromisso é com a livre expressão de manifestações culturais e iniciativas que fomentam a saúde, o bem estar e arte.

https://espacotangaramirim.com.br/

* programação sujeita a alteração

Ingressos: Sympla


Realização: Centro de Estudos Universais: www.ceuaum.org.br www.culturasdomundo.org.br Facebook: /CentroDeEstudosUniversaisAUM/ Instagram: @ceuaum


Apoio:

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge: www.cavaleirodejorge.com.br Aldeia Multiétnica: www.aldeiamultietnica.com.br Instituto Roerich: https://roerich.org.br/ Teatro Gamaro: https://teatrogamaro.com.br/


Assessoria de Imprensa: Helena Castello Branco (11) 9 9872-3676 helena@bookcrossing.com.br https://helenacastellobranco.com/

Arquivo "Encontro" CEU AUM
bottom of page