top of page
Notícias5.png

Encontro de Culturas do Mundo - 18 a 22 de janeiro de 2018

O Espaço Cultural Tangará Mirim recebe de 18 a 22 de janeiro de 2018 o Encontro de Culturas do Mundo

28/11/2017


O Espaço Cultural Tangará Mirim recebe de 18 a 22 de janeiro de 2018 o Encontro de Culturas do Mundo, evento que vai levar a Imbassaí, na Bahia, artistas, professores e grupos de dança e música de países como Suíça, Argentina, Palestina, Congo, Cuba, França, Guiné e Brasil, além de representantes das etnias indígenas Guarani, Fulni-ô e Kayapó, para a realização de oficinas, concertos, vivências e fóruns culturais.

Entre as atrações internacionais, destaque para a dupla de dançarinos Koki y Pajarin Saavedra, intérpretes e coreógrafos do filme "Zonda, folclore argentino" dirigido por Carlos Saura, que vai ministrar a Oficina de Ritmos e Danças do Folclore Argentino, para a professora Alexa Candrian (Suíça), que vai conduzir a Oficina de Danças dos Balcãs, e para Mariama Camara, que vai mostrar as Danças da Guiné.


Representando os artistas nacionais, está a dançarina e coreógrafa baiana Rosangela Silvestre, para ministrar a Oficina de Técnica Silvestre e Simbologia das Danças dos Orixás; o paraense Raimundo Rodrigues Borges, conhecido como Mestre Come Barro, que, acompanhado pelo grupo Raio de Sol, vai tocar, cantar, dançar e ensinar a marujada, folia de São Benedito, carimbó e retumbão; e a Família Menezes, do Maranhão, para apresentar o Baião de Princesas e brincadeiras cantadas. A Bahia também será representada pelo grupo O som do sisal, do Projeto de Santo Antonio de Música, e pelas Mulheres do Samba de Roda, sambadeiras do recôncavo baiano. Também se apresentará no evento a Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos de diversos países como Palestina, Congo, Guiné, Cuba e Brasil, que vivem em São Paulo, numa apresentação com ênfase na África e suas semelhanças musicais e históricas com a Bahia, e mundo árabe e suas influências no mundo ibérico e nordestino brasileiro.


O Encontro receberá ainda grupos indígenas, que farão uma mostra de seus costumes e tradições. A etnia Guarani - Mbyá, representada pelo Grupo Taguato Arandu, apresentará sons sagrados e fará vivências de temazcal (banho a vapor de purificação do corpo e da alma). Os Fulni-ô, de Pernambuco, farão vivências de canto e dança, além de mostrar seu artesanato, e os indígenas Kayapó farão pinturas corporais e apresentação de músicas e danças.


Haverá também uma série de palestras gratuitas, com a participação de nomes como Roberto Gambini, analista junguiano, que vai falar sobre a 'Alma ancestral do Brasil', e da antropóloga Betty Midlin.


O evento é realizado pelo Centro de Estudos Universais - associação sem fins lucrativos que realiza festivais de músicas e danças étnicas pelo projeto Dançando pela Paz - em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (GO). Criado em 2015, em meio à natureza e perto da praia e mata de Imbassaí, distrito da Mata de São João, na Bahia, o Espaço Cultural Tangará Mirim acolhe eventos, encontros e atividades que promovam a saúde, o bem-estar e a arte.



Informações e inscrições: Centro de Estudos Universais Tel. (11) 3071-3842 - Cel. (71) 9 8685-4992 dancandopelapaz@ceuaum.org.br Facebook: /CentroDeEstudosUniversaisAUM/

bottom of page