top of page
Camada 14.png
0e1ca6a0-ef25-4bad-8a77-c8fc3b04570b

Saberes Essenciais: Budismo Zen da Escola de Kyoto e Mestre Eckhart

Saberes Essenciais: Budismo Zen da Escola de Kyoto e Mestre Eckhart

Antonio Florentino Neto
Antonio Florentino Neto / imagem: Arquivo CEU AUM "Encontro"

A filosofia zen-budista japonesa da Escola de Kyoto surge e se desenvolve a partir de intensa interlocução com a filosofia ocidental, especialmente com o mais importante filósofo-místico alemão Mestre Eckhart. Algumas “proximidades conceituais” entre os pensamentos de Nishitani e Ueda (dois grandes nomes da Escola de Kyoto) com Mestre Eckhart são temas centrais deste curso. Referências tais como Nada Absoluto, Vazio da Alma, Desprendimento e Serenidade são centrais tanto para Mestre Eckhart quanto para o Zen-budismo. Com Nishitani e Ueda a Filosofia da Escola de Kyoto passa a dialogar diretamente com esses “conceitos” em Eckhart, a partir de seus correlatos Zen-budistas. Faremos, neste curso, uma releitura deste diálogo a partir da tradicional história zen-budista “O boi e seu pastor”; recurso também utilizado por pensadores da Escola de Kyoto.


O boi e seu pastor Análise dos 10 quadros da tradicional história Zen-budista “O boi e seu pastor”, a partir de referências gerais das filosofias ocidentais e orientais, tendo como referência fundamental e pano de fundo o diálogo entre Zen-budismo e Mestre Eckhart, mas se estendendo a outros pensadores da tradição filosófica ocidental, principalmente Nietzsche e Heidegger. Diálogo também com a interpretação desta mesma história, feita por Shizuteru Ueda. As bases filosóficas do Budismo Zen Os elementos fundamentais deste módulo estão presentes em três importantes pensadores da tradição budista: Nāgārjuna, Fazang e Dogen. O objetivo principal desta análise é tratar de dois “conceitos” básicos da filosofia budista, da cooriginação dependente (pratityasamutpada) e vacuidade (Shunyata), que são centrais para os referidos autores. Abordaremos também a reinterpretação que Fazang faz da Rede de Indra e do conceito de tempo em Dogen, como formas de exemplificações e desdobramentos “conceitos”. Mestre Eckhart e seus mestres Os conceitos básicos da filosofia de Eckhart tais como vazio da alma, nada absoluto, desprendimento e serenidade, com o objetivo de compreender a recorrente preocupação de Eckhart em superar as concepções lineares de tempo, desenvolvidas por Platão, Aristóteles e Santo Agostinho, que foram os grandes mestres de Eckhart. Esses pontos são as bases para o diálogo com os temas do segundo módulo e formam os temas do último bloco. Releitura da história Zen-budista A história “O boi e seu pastor” como estratégia de abordagem daqueles que, a meu ver, são os principais pontos comuns e os principais pontos divergentes entre essas duas tradições filosóficas. O principal objetivo das considerações desta última parte é vislumbrar os caminhos soteriológicos - que levam à superação do sofrimento - apontados por essas duas tradições.

Clique para baixar o PDF "O Nada absoluto no Zen, em Eckhart e em Nietzsche":


_O Nada absoluto no Zen, em Eckhart e em Nietzsche_
.pdf
Download PDF


Clique baixar os 10 quadros de "O boi e seu pastor":


_O boi e seu pastor_
.pdf
Download PDF

Antonio Florentino Neto é doutor em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim, com tese sobre a relação entre filosofia alemã e filosofia chinesa. Prof. Colaborador do Doutorado em Ciências Sociais e pesquisador do Centro Brasil China, da Unicamp.



bottom of page