Projetos | Dançando pela Paz

A UNESCO define cultura de paz como o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e modos de vida fundados sobre uma série de aspectos, como, por exemplo, o respeito à vida, ao princípio de soberania, aos direitos humanos, à promoção de igualdade entre homens e mulheres e à liberdade de expressão; o compromisso de resolver pacificamente os conflitos; os esforços desenvolvidos para responder às necessidades planetárias; a promoção do desenvolvimento dos e entre os povos. 

A palavra "paz", segundo o dicionário, significa tranquilidade da alma. É o que buscam as pessoas que fazem parte do projeto Dançando Pela Paz, desenvolvido com o objetivo de promover a cultura da paz, utilizando como instrumento as danças circulares. O projeto promove encontros semanais de danças circulares, workshops, seminários e o evento Encontro de Músicas e Danças do Mundo, celebrando ritmos de etnias do mundo inteiro. Uma das finalidades das danças circulares é promover a integração das diferentes culturas. Ao dançar nestes círculos, aprendemos a nos apoiar mutuamente, a olhar para o outro, a expressar o amor mais puro que temos dentro de nós e que, muitas vezes, se encontra adormecido; a utilizar a criatividade, a expressão, a confiança, o respeito, a solidariedade, a compaixão, a cooperação no cotidiano. Nesse sentido, as danças são circulares para celebrar o respeito à diversidade e aos costumes dos povos, comungando a paz.

Objetivos

Promover a cultura da paz, utilizando como instrumento as danças circulares e étnicas do mundo. 

• Através da integração das diferentes culturas, reafirmar e promover a paz;
• Utilizar as danças como um meio de desenvolvimento humano pessoal e de integração grupal;
• Desenvolver o respeito e a valorização das diferenças e, ao mesmo tempo, vivenciar através da dança a relação de interdependência do grupo;
• Fortalecimento do equilíbrio pessoal, o espírito de cooperação e da solidariedade;
• Despertar nos participantes a responsabilidade de cada um na construção de valores culturais, éticos e morais voltados para o respeito à vida, solidariedade, convivência fraterna, cidadania e senso do coletivo. 

Confira o site http://www.dancandopelapaz.com.br/

 

Outros projetos