Transdisciplinaridade

Orientação: cultivar o espírito transdisciplinar através de propostas de coordenação transversal de áreas diversas de conhecimento e ação. A explosão dos saberes em nossa época põe em relevo a questão da adaptação das mentalidades a esses saberes. A harmonia entre as mentalidades e os saberes pressupõe que esses saberes sejam inteligíveis, compreensíveis. Porém, na era do Big-Bang disciplinar e da especialização sem limites ainda pode haver compreensão? A necessidade indispensável de vínculos entre as diferentes formas de conhecimento se traduz pelo surgimento, na metade do século XX, da multidisciplinaridade, da interdisciplinaridade, e da transdisciplinaridade.

Em resposta ao desafio de enfrentar a crescente complexidade do mundo atual, têm sido conduzidos vários projetos pautados pela multidisciplinaridade (o estudo de um objeto de uma única disciplina por diversas disciplinas ao mesmo tempo) ou interdisciplinaridade (tanto no sentido da transferência de métodos de uma disciplina a outra como no da geração de novas disciplinas pela combinatória de procedimentos de disciplinas distintas — um procedimento que pode agravar o Big Bang disciplinar). O Eixo de Transdisciplinaridade estende a resposta multi- e interdisciplinar à fragmentação do conhecimento, pois a transdisciplinaridade representa o grau mais profundo e integrador das iniciativas para além da abordagem disciplinar. 

A transdisciplinaridade, como o prefixo “trans” o indica, diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de toda disciplina. Sua finalidade é a compreensão do mundo, e um dos imperativos para isso é a unidade do conhecimento.

« voltar para Quem Somos / O CEU AUM