Culturas em âmbito planetário

Orientação: pesquisar, promover e divulgar expressões culturais e sistemas de conhecimento da natureza e do homem elaborados por grupos culturais de diversas partes do mundo. 

O seu pressuposto é que o diálogo entre as culturas leva ao transcultural: ao mesmo tempo em que não há um local privilegiado de onde julgar as outras culturas, o encontro entre as culturas pode levar à abertura de todas as culturas àquilo que as atravessa e as transcende. A sua aspiração é auxiliar na construção de uma ética planetária, em que a Terra seja reconhecida como a pátria do homem. 

Acreditamos que a ânsia pelo poder e o controle e a forma competitiva de sobreviver dos homens deve dar lugar à busca livre do espírito pela harmonia, a beleza, o bem-estar da coletividade e o serviço desinteressado em prol do desenvolvimento do planeta.

As ações segundo este eixo incluem a criação de locais e momentos de celebração da unidade da vida. Com esse fim, reuniremos profissionais da área da saúde, artistas, cientistas, educadores e líderes religiosos, assim como todas aquelas pessoas interessadas na promoção da excelência da vida e do entendimento entre os seres humanos. E criaremos alianças com comunidades autóctones, a fim de garantir o cumprimento de seus direitos.

« voltar para Quem Somos / O CEU AUM