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Curando as doenças - Ar e Respiração. Respiração como Fator de Cura (Parte 1)

17/05/2017

O ar é um reservatório de energias Divinas. 

É o maior depósito em que a Vida armazenou suas energias.

Como o ar é saturado de luz e prana, ao respirar o ser humano recebe esses dois elementos necessários para o sangue.

Quando não absorve prana suficiente do ar, a pessoa se sente fraca e exausta, carente de vida e vigor. Quem é culpado por isso? Ela própria. Compete ao indivíduo receber mais prana, pois ele é abundante na Natureza.

O poder do ser humano está na respiração correta, que está ligada aos pensamentos e sentimentos. Quem respira bem também pensa e sente com justeza. Este é o caminho do desenvolvimento humano.

A respiração é um processo duplo – fisiológico e mental. Seu objetivo último como processo mental é a purificação do pensamento.

Os pulmões são um laboratório de combinações onde se cruzam muitas energias. O prana do ar penetra neles e ajuda a purificar o sangue, mesmo onde o ar mal consegue entrar. No sangue assim depurado, são implantados os elementos da Vida.

Há três tipos de respiração: superior, média e inferior – de acordo com a parte do pulmão que está mais ativa no processo. O melhor é a respiração completa. Ao inspirar, aprecie o ar como uma bênção única. Quando você reconhece esse dom inestimável, o ar alcança mesmo as células mais distantes dos pulmões, enviando-lhes prana, energia vital, que eles extraem e distribuem por todo o organismo. Quando a pessoa recebe uma bênção conscientemente e com gratidão, o Amor desperta nela e a eleva. Cada Energia divina que desce deve antes de tudo passar através do sistema respiratório, daí subir para o cérebro e então voltar para baixo, para o coração.

Se a consciência não está acordada quando o indivíduo respira, ele não absorve as dádivas que se encontram no ar.

A saúde está ligada à respiração consciente. Por isso, pelo menos três vezes por dia – de manhã, ao meio-dia e antes de ir para a cama –, você deve usar 10 a 15 minutos para respirar. Ao fazê-lo, agradeça pelo ar que recebe, assim como pela graça que ele traz. É isso que significa respiração consciente.    

Modernamente as pessoas inspiram e expiram 20 vezes por minuto – muito rápido. Como o oxigênio entra com grande velocidade no sangue, parte dele não consegue ser purificada. Por essa razão, o sangue venoso de muita gente é, em sua maior parte, impuro. Na oxigenação apressada do sangue, os processos de assimilação do organismo funcionam inadequadamente. O resultado é que uma parcela das substâncias não sofre combustão e se acumula em forma de depósito ao longo das artérias e veias.

Quem respira aceleradamente tem vontade fraca. Use a vontade para diminuir gradualmente o número de respirações por minuto – de 20 para 19, 18, 17, 16, 15. Se conseguir chegar a 15 respirações por minuto, isso influirá positivamente em seu organismo.

Para fortalecer a vontade, aprenda a respirar lentamente.

A respiração profunda acalma o sistema nervoso. Quanto maior o tempo em que o ser humano mantém o ar nos pulmões, mais energia recebe. Então, a saúde depende da respiração profunda e correta. A velocidade adequada é de 10 a 12 vezes por minuto. Quando alguém fica doente, cresce o número de respirações por minuto. Se esse número decresce, a vida continua; se aumenta, ela se torna mais curta.

Ao respirar, tenha em mente pessoas boas, saudáveis e sábias. Não pense naqueles que são maus, doentes e insensatos. Se sua atenção se concentrar neles, eles se oporão a seu processo respiratório. 

Lembre-se: habitualmente, você deve fazer 10 a 12 inalações e exalações por minuto; quando está praticando, o número deve reduzir-se até chegar de 4 a 1 respirações por minuto. Inicie com 4 e diminua progressivamente. Se chegar a uma inspiração e expiração a cada 60 segundos, terá adquirido muito.

Ao inspirar, absorva o ar lenta e calmamente, sem pressa. Após inalar certa quantidade, mantenha-o nos pulmões até receber a energia vital, isto é, o prana que se encontra ali. Não existe bênção maior do que respirar devagar e reter o ar até esse momento. 

Inspire alegria e amor, mantendo-se ereto e com o rosto sorridente. Suas costas devem fazer uma linha paralela àquela que une o centro do Sol com o da Terra. Peito à frente, não afundado. São regras elementares para a respiração, que você deve observar para ser saudável e ter bom humor. Respirando regularmente, você entra em contato com o ritmo da Natureza e fortalece o espírito e o corpo.

Para adquirir paciência, aconselho de modo especial a respiração profunda. Essa virtude está conectada com o sistema respiratório. Quanto mais profunda e correta a respiração do ser humano, mais paciente ele é. Inspire profundamente e retenha o ar durante 10, 20, 30 ou mais segundos. A paciência se desenvolverá em proporção ao número de segundos. Se você respirar adequada e profundamente durante um ano ou dois, desenvolverá certos dons e talentos. Tornar-se-á mais paciente, mais racional, expandirá a imaginação e adquirirá maior calma.

Não recomendo respirar rapidamente, mas devagar e com tranquilidade. Quando vai dormir e ao se levantar, você deve ter certeza de que está respirando lentamente.

A retenção do ar nos pulmões deve começar com 20 segundos, aumentando depois alguns segundos a cada dia. Quem consegue isso lida facilmente com suas dificuldades e contradições.

Respirar profunda e silenciosamente, sem que ninguém ouça, exige perícia. Ao fazê-lo, coloque as mãos sobre o estômago, a fim de que, com cada inspiração e expiração, elas subam e desçam.

A respiração é um processo diferente em cada ser humano, de acordo com seu nível de desenvolvimento. A pessoa doente usualmente respira rápido, assim como os animais. O ser humano saudável o faz com liberdade e calma, conforme seu adiantamento.

Não existe vida sem ar. A vida secreta no ar é a conexão entre Deus e a alma humana.

(extraído do livro: The Master BEINSA DOUNO. Health and Sickness. Sofia: Vsemirno Bialo Bratstvo Publishers, 2002)


Tradução: Maria Eugênia da Rocha Nogueira 

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