Artigos e Notícias


Saúde e Doença - V Higiene

24/03/2020

A Natureza planejou a vida humana do seguinte modo: tempo para descansar, incluindo o sono, tempo para comer e tempo para trabalhar. Estas são três condições naturais. O sono pertence à vida físico-astral do ser humano, a nutrição à vida física e o trabalho à vida mental. 

Quer saber se uma pessoa é saudável? Observe o modo como ela dorme. Se ela muda de posição de um lado para o outro, se flexiona e alonga as pernas, não está desfrutando de um bom sono, algo a atormenta. Os movimentos complexos mostram inquietação e falta de paz.

 Quanto mais cedo a pessoa concilia o sono, melhor. Por quê? – Quem vai cedo para a cama absorve todo o prana acumulado, isto é, a energia vital na atmosfera. Quem vai dormir tarde não adormece facilmente porque não há prana suficiente para seu organismo. Nunca vá para a cama depois da meia-noite. As horas para se deitar são 20h, 22h ou 24h.

Atualmente, você precisa de sete horas de sono. Se for suficientemente profundo, cinco horas podem bastar.

Se a pessoa desperta algumas vezes durante a noite, isso significa que a circulação sanguínea é inadequada, o estômago está perturbado ou ela sofre de dor de cabeça. A insônia deve-se a alguma desarmonia no organismo.

Não se deite de costas – ou, se o fizer, mantenha a mente bem desperta, concentrada e não adormeça, porque, nessa posição, as forças vitais que se movem ao longo da coluna não conseguem funcionar bem e os nervos ficam pressionados.

Atualmente, as pessoas adoecem porque não sabem como se alimentar, quando se deitar e levantar. Algumas dormem tarde e se levantam às 9h ou 10h da manhã; isso é uma extrema falta de higiene.

Hoje a maioria das pessoas não sabe como repousar e se queixa de nervosismo. Você pode descansar em uma cadeira, mas precisa recostar-se comodamente e relaxar todos os músculos. Pode também caminhar de maneira confortável e serena, andando no ritmo. Descansar significa encaminhar as energias do organismo de modo que elas fluam calma e facilmente, sem tensão. Crianças e adultos devem ser treinados para isso.

Tire vantagem dos elementos da Vida, mas sem excessos. Doente ou saudável, não coma demais, a fim de não gastar mais energia do que o necessário. Siga estes princípios de Vida: alimente-se só depois de o Sol nascer de manhã e antes de ele se pôr à tarde. Quem quer viver de acordo com as leis da Natureza deve respeitar essas normas.

Observe a seguinte regra: só ponha dentro da boca o que é absolutamente puro.

O que gera impureza no sangue? – A comida impura e insalubre. Sabendo disso, ingira alimentos limpos e sadios; disso depende a pureza do sangue, que influencia, por sua vez, a saúde e o bem-viver. Quando falo de alimento higiênico e saudável, refiro-me não apenas ao físico, mas também aos pensamentos e sentimentos.

Todos devem permitir ao sistema digestivo descansar, deixando de se alimentar um dia por mês – descansar no plano físico, mas continuando a trabalhar no mundo Espiritual. Faça isso na terceira sexta-feira de cada mês; assim, você se absterá de comida por 12 sextas-feiras todos os anos. O jejum deve começar ao meio-dia da quinta e terminar no mesmo horário da sexta. Isso favorece a restauração do sistema nervoso.

Modernamente, as pessoas saciam a fome com o alimento físico. É possível alimentar-se também de ar, mas de maneira especial. Como absorvê-lo? – Através dos poros. Mas os poros das pessoas de hoje estão bloqueados e, em consequência, elas não conseguem usar o ar como nutrição. Para abrir os poros, é preciso jejuar. Quando estão abertos, o ar penetra através deles, nutrindo o corpo. Assim, torna-se possível adquirir grande força com pouca quantidade de comida.

A água com aditivos orgânicos faz mal ao organismo. A água destilada melhora o estado de saúde. O homem de hoje deve beber no mínimo um litro ou um litro e meio de água por dia – sempre pura, não contaminada.

Ao beber água da fonte, tome-a na mão e sorva-a, não ponha a boca diretamente no manancial. Isso o impedirá de contrair resfriados. 

Estando com sede, evite tomar água fria. Mantenha sagrado o seguinte princípio: ao chegar a uma fonte, mesmo que esteja muito sedento, permaneça pelo menos dez minutos diante dela e contemple a água jorrando. Só então beba. Mesmo no copo, tome apenas uns golinhos de água e pare. De novo alguns goles, até terminar toda a água do copo desse modo. Leve pelo menos 15 minutos para esvaziá-lo – e veja se apanha algum resfriado.

Pegue um copo de água, contemple-o por um tempinho e beba apenas um gole; concentrado. Só assim a água purifica o organismo. Somente desse modo ela traz para ele a graça Divina. Receba a água internamente, para depurar-se. Atualmente, as pessoas tomam banhos de modo externo, mas o resultado não é suficientemente bom. Se você não toma um banho interno com água pura regularmente – de manhã, ao meio-dia e à noitinha –, não pode confiar em sua higiene. Do mesmo modo como absorve a água, deve receber a luz e o ar. Isso proporciona saúde, boa disposição e contentamento.

As roupas do sábio devem ser feitas de material vegetal. Também se podem recomendar as feitas com lã de ovelha.

Os melhores tecidos para uma pessoa que está se educando e cultivando são o linho e o algodão. Lã é para quem está doente. A vestimenta deve ser costurada sem forro. Se você é saudável e usa lã – em vez de um traje forrado –, forma-se uma cobertura magnética entre seu corpo e a roupa, que impede que o frio de fora penetre. Mesmo as roupas mais finas, se permeadas de magnetismo, conservam o calor.

Faça para si mesmo uma peça de vestuário de pura lã, impregnando-a de seus bons pensamentos e sentimentos, e vista-a. Ela terá energia magnética, que lhe confere a capacidade de curar. Não dê a outros uma roupa que você usou quando estava doente. Não é bom costume distribuir os trajes de pessoas que morreram. 

A lã não é boa condutora de calor; o algodão, sim. Use roupas de algodão no verão, e de lã no inverno.

(extraído do livro: The Master BEINSA DOUNO. Health and Sickness. Sofia: Vsemirno Bialo Bratstvo Publishers, 2002)

Tradução: Maria Eugênia da Rocha Nogueira 
e-mail: mariaeugeniarn@yahoo.com.br
WhatsApp: (11) 9.9140.0649